Venum Brutale Bermuda Brutale Preto e Bermuda Venum Laranja Preto Laranja e Venum Bermuda BqaA5qrxw
| Mundo
Depois de 84 por cento dos europeus terem votado a favor do fim da mudança dos relógios, a Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira que vai avançar com a proposta para a eliminação da mudança de hora no espaço comunitário. Para os europeus, manter o horário de verão parece ser uma escolha simples. Já os especialistas argumentam que a questão não é assim tão linear e explicam que poderá originar complicações a vários níveis.
O inquérito lançado pela Comissão Europeia questionava a opinião dos cidadãos europeus relativamente à permanência ou eliminação do horário de verão. Uma maioria “muito clara” de 84 por cento dos cidadãos pronunciou-se a favor do fim da mudança da hora.
Bruxelas deixa claro que o inquérito em causa se tratou de uma sondagem e não de um referendo, o que significa que o voto esmagador contra a mudança horária não implica necessariamente a sua eliminação automática.
No entanto, a proposta do fim da alteração da hora poderá mesmo entrar em vigor, segundo afirmou o presidente da Comissão Europeia: “Quando se consulta os cidadãos sobre algo, convém de seguida fazer aquilo que eles desejam", disse Jean-Claude Juncker em declarações à emissão televisiva pública alemã ZDF.
"Milhões de cidadãos disseram que não querem mudar os relógios nunca mais. A Comissão Europeia fará o que eles dizem”, acrescentou Juncker. No entanto, o processo não é assim tão simples. Respondemos a várias questões que se impõem após a votação dos cidadãos europeus.
Portugueses de acordo com maioria
Durante 43 dias, mais de quatro milhões de pessoas responderam ao inquérito, um número histórico em comparação com consultas anteriores. A maioria das respostas veio da Alemanha, com uma taxa de participação, em percentagem da população nacional, de 3,79 por cento.
Portugal teve uma participação no inquérito de 0,33 por cento. O Reino Unido foi o país com menor percentagem de participação: 0,02 por cento.
Em sintonia com o resultado europeu, Portugal está de acordo relativamente à manutenção do horário de verão: 85 por cento dos portugueses que participaram no inquérito querem permanecer neste horário.
Venum Bermuda Brutale Venum Brutale Laranja Bermuda Preto e e Laranja Venum Bermuda Preto
A maioria europeia mostrou-se favorável à inalteração dos relógios. Manter o horário de verão parece ser uma escolha simples para os cidadãos. No entanto, para os especialistas, a questão não é assim tão simples e sublinham que pode mesmo originar complicações a nível biológico e também económico.
Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, explica que, a concretizar-se a fixação da hora, passará a existir um grande desajuste entre o horário solar e a hora marcada nos relógios, mais exatamente um desvio de 1h40.
“O que vai acontecer à taxa de acidentes? Vai aumentar, obviamente”, afirma o diretor do Observatório Astronómico.
A alteração dos ponteiros do relógio remonta a 1916, com o objetivo de poupar energia durante a Primeira Guerra Mundial. Portugal adotou o sistema no mesmo ano, tendo sido dos primeiros países a seguir a medida. Atualmente, a medida é adotada em praticamente todos os países do continente europeu.
No entanto, em Portugal, a adoção da mudança de hora foi um processo conturbado, não tendo existido horário de verão durante alguns anos. Entre 1992 e 1996, o Executivo de Cavaco Silva decidiu que Portugal adotaria a hora da Europa Central, de acordo com o meridiano de Berlim. O objetivo seria ter os mesmos horários que os nossos parceiros europeus, de forma a favorecer os negócios.
No entanto, o desfasamento em relação ao horário solar era muito grande, chegava a duas horas e meia, com o dia a prolongar-se até depois das 22h na altura do verão. Desta forma, a partir de 1996, Portugal passou a adotar o horário que vigora atualmente, seguindo o fuso horário do meridiano de Greenwich (GMT). Desde esse ano, todos os países da União Europeia passaram a adotar o horário que avança uma hora no relógio em março e atrasa uma hora em outubro.
Prós e contras
O atraso dos ponteiros do relógio é motivo de debate há várias décadas, contando-se dos dois lados da balança vários benefícios e desvantagens.
As principais razões apontadas para a implementação do horário de verão são a economia de energia, a maior segurança rodoviária e o aumento do tempo de lazer antes do anoitecer. Em 2007, a Comissão Europeia publicou um relatório onde concluía que a alteração da hora constituía um benefício a vários níveis e não existiam motivos para a mudança.
O que se segue?
O inquérito surgiu na sequência de uma resolução do Parlamento Europeu, que comprometeu as instituições europeias a recolherem a opinião dos europeus acerca do horário de verão, questionando se são a favor ou contra a existência desse horário. Foi lançado pela Comissão Europeia a 5 de julho e os cidadãos dos vários países puderam responder ao inquérito até 16 de agosto.
Os resultados preliminares foram agora conhecidos e nas próximas semanas é esperado que se revelem os dados oficiais.
No relatório sobre este inquérito, Bruxelas ressalva que o fim da mudança da hora "não teria qualquer efeito na escolha do fuso horário", o que significa que cada país terá liberdade de escolha. No entanto, o Parlamento Europeu defende que se mantenha um "regime [horário] unificado europeu", de forma a promover o comércio.
Bermuda Bermuda Venum Laranja Bermuda Brutale Preto Brutale e Venum Laranja Venum e Preto Para avançar, a proposta legislativa que virá a ser apresentada pela Comissão Europeia terá de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e por cada Estado-membro.
Espanha pondera igualar relógios com Portugal
O Governo espanhol não descarta o fim da mudança de horário sazonal. Para além disso, Madrid pondera alterar o fuso horário e alinhar os relógios de acordo com o GMT, o mesmo fuso horário do Reino Unido, Irlanda e Portugal.
"Talvez Espanha tenha que estar noutro fuso horário. Francamente não sei. Vamos dar ao Parlamento Europeu a oportunidade de ver se é capaz de encontrar um denominador comum entre países que estão em situações geográficas tão diferentes", disse o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell.
O Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, afirma que esta questão será estudada com atenção e que serão avaliados todos os prós e contras. Depois de ouvir a opinião dos especialistas e de se debater a ideia, será tomada uma decisão, explica Sánchez.
Feminina Rasteira PRETO Sandália Sandália Vizzano Feminina 1834116 UxtqPETpw